São Paulo, 9 de Março de 2007 - O Bertin vai ser o primeiro frigorífico brasileiro a receber financiamento do International Finance Corporation (IFC) - braço do Banco Mundial - para a implantação de projetos sustentáveis. O projeto, no valor de US$ 90 milhões, foi aprovado ontem pela instituição e tem como principal foco Marabá (PA). A meta da empresa é ter todas as suas unidades neste parâmetro em até 15 anos.
A unidade paraense abate 800 animais por dia e a meta é dobrar ainda este ano. Para receber os recursos, a indústria terá de atender a 10 requisitos de sustentabilidade econômica, social e ambiental que, ao final, vão se reverter em um selo Eurepgap.
Nesta semana, em que o IFC decidia sobre o projeto, houve manifestação de Organizações Não-Governamentais (ONGs) contra, com a solicitação da reformulação, incluindo "estudos socioambientais consistentes e adoção de medidas efetivas contra qualquer ilegalidade".
Segundo a IFC, houve consultas com organizações da sociedade civil do Pará e uma análise completa dos impactos diretos e indiretos da expansão da produção do frigorífico no estado.